Fim do Mundo

Logo Espaço ColapsoUns anos atrás (pra não parecermos tão velhos) nossa galera se reunia para tomar umas e outras e falar sobre diversos assuntos, e entre eles a situação do país e do mundo era um tema recorrente, tanto que sempre falávamos que o mundo ia acabar “em 10 anos”, mas essa data era sempre postergada. Um dia, exatamente em 21/10/2004, a data foi cravada:

 

Em 21/10/2014, o mundo vai acabar

Na época, o blog ainda era um site web 1.0, e um texto foi escrito justificando a previsão. Segue abaixo o texto exatamente como foi escrito há quase 10 anos atrás:


  • Desde que nos conhecemos por gente nossos pais vêm falando que cada dia está mais difícil de se viver: tudo está mais caro, violência, governo que não resolve nada, entre outras desgraças. Quando éramos crianças achávamos que era só “papo de velho”, mas agora que todos tem suas responsabilidades sabemos que tudo aquilo era verdade (e eles continuam reclamando, a diferença é que têm nosso apoio).

  • Os combustíveis (que quer queira quer não são o “motor do país”) cada dia aumentam mais, e cada vez com um motivo diferente: quando não é aumento do preço internacional do barril de petróleo é a alta do dólar, isso quando não é “crise na Nigéria” ou guerra no Oriente Médio. Daqui a pouco se a primeira dama dos EUA cair na calçada vai ser motivo para subir a gasolina no Brasil. Detalhe: quando o preço internacional do barril de petróleo ou a cotação do dólar caem por aqui a gasolina não baixa um centavo sequer… e sendo praticamente todos os transportes no país dependentes de combústiveis derivados de petróleo, quando aumenta a gasolina sobe quase tudo imediatamente.

  • Vemos aí tanta gente boa morrendo à toa, como aconteceu com o Ayrton Senna ou os Mamonas Assassinas, porém enquanto isso gente que só atrapalha o futuro do país, como o ACM, Fernandinho Beira-Mar, Eurico Miranda, etc, parece que vivem séculos. Não sei como o Brizola morreu, achamos que ele ia ser eternizado, até porque de tão ruim que era nem o Capeta queria ele lá…

  • Antes de falar da violência que assola o país deixem-nos falar de impostos. Sim, aquele imposto que pagamos quando compramos bala para nossos filhos (ou que eles mesmos compram sem saber que estão ajudando o governo), quando compramos aquele quilo de feijão ou a TV de plasma (para os que têm mais condições). Ah, temos também as CPMF da vida (que era para ser provisória mas no fim, mesmo com governo do PT, tem tudo para ser prorrogada), IPTU, IPVA e outras dúzias de impostos e taxas. Pergunto: para onde vai todo esse dinheiro?? Não é possível que com toda essa arrecadação não seja possível melhorar um mínimo que seja a saúde pública sucateada, melhoria da segurança pública (até mesmo modernização dos presídios, que qualquer um usa celular de dentro para comandar o tráfico lá fora), melhoria das estradas (pois pelo menos o Detran do Paraná é o segundo órgão público que mais arrecada no estado, ficando atrás apenas da Receita, e mesmo assim a situação das estradas estaduais não pedagiadas é catastrófica), entre outros. Tem alguém metendo a mão no dinheiro do povo, e não é pouca coisa.

  • Falando em violência, temos um exemplo clássico da banda Magazine que na década de 80 gravou a música “Tic Tic Nervoso”, a qual fala com tom de espanto “…e hoje fui assaltado em plena luz do dia!“. Pois é, isso é mais um exemplo de que as coisas estão ficando cada vez piores, pois se na época era espantoso ser assaltado em plena luz do dia hoje é, infelizmente, natural… com policiais ganhando salário de fome conseguimos apenas subornos, corrupção e medo do tráfico, que como todos sabem anda MUITO melhor armado. Quem vai ter coragem de arriscar a vida subindo um morro do RJ sabendo que em casa tem uma mulher e filhos que dependem do salário do policial para sobreviverem, mesmo que seja pouco?

  • Além disso, a violência urbana tem outros motivos para existir, e um deles é o desemprego. Lula prometeu 10 milhões de empregos em 4 anos, e em quase 2 mandatos não chegou nem perto disso… Enquanto isso nosso governador se gaba de ter criado 500 mil empregos. Ora, se estatísticas federais mostram a criação de pouco mais de 1 milhão de vagas, como pode a metade desse montante ser apenas no Paraná? Faça-me um favor, daqui a pouco vão querer que acreditemos em papai noel e saci-pererê também…

  • Como um assunto puxa outro, podemos falar agora da falta de ética que tomou conta da política de nosso país. Além da lei de responsabilidade fiscal, que impede que governantes deixem dívidas para as próximas administrações (na minha opinião (Gabera) uma das melhores leis que já fizeram, que seria ótima se fosse seguida à risca), deveria haver alguma lei de responsabilidade de CAMPANHA, ou seja, tudo o que for prometido em época de eleição DEVE ser cumprido durante o mandato, caso contrário o indivíduo (seja prefeito, governador ou presidente) poderia por exemplo ser preso ao final do mandato ou ser punido com inelegibilidade por 8 anos! Assim evitaríamos promessas vagas como “baixar o IPTU em até 1000%”, “passe escolar para todos os estudantes”, “criação de 1 milhão de empregos” ou “ou o pedágio baixa ou acaba”, as quais infelizmente boa parcela da população ainda acredita e elege pessoas que não têm respeito com a população. Porém infelizmente são eles mesmos quem criam as leis, portanto uma lei dessas obviamente não vai ser criada nunca…

    Esses são alguns motivos que nos fizeram estabelecer uma data para o Fim do Mundo. Em breve as coisas estarão tão difíceis que não vai mais ter condições, vai ter que começar tudo de novo.

    Claro que isso tudo é apenas suposição, afinal a 10 anos atrás poder-se-ia ter pensado exatamente a mesma coisa, e no entanto estamos todos aqui, sofrendo com tudo isso mas em pé, resistindo bravamente às intempéries da vida no Brasil…


    Lembrando, isso foi escrito há mais de 10 anos atrás, que ainda pode ser acessado na página original diretamente no endereço Fim do Mundo (Boxixo 2004). É claro que de lá para cá nossa mentalidade mudou e outros motivos mais profundos foram identificados, que são as verdadeiras causas do problema, como por exemplo o excesso de população, mas analisando o texto friamente, vemos que a situação não Mudou NADA. 5 pleitos eleitorais depois, a situação não mudou ABSOLUTAMENTE NADA, e isso é preocupante.

    Recomendo a todos acessarem a fan page do Espaço Colapso no Facebook, pois lá constam diversos links divulgados pela grande mídia que reforçam que o fim está realmente próximo.

    Anúncios
  • 3 respostas para Fim do Mundo

    1. Pingback: Nova página no Boxixo | Blog do Boxixo

    2. ja está passando da hora de acabar mesmo,ninguem aguenta mais,como está,pai matando filho,filho matando pai,por ai vai,corrupção por todo lado,enfim,tomara que acaba mesmo.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s