Como acessar o chat do Mercado Livre e ter um atendimento personalizado

É sabido que o Mercado Livre (ML) é uma das empresas mais reclamadas do site Reclame Aqui e com 0% de reclamações antendidas. Para piorar, não existe um canal de atendimento direto e personalizado com o cliente, as páginas de “contato” deles apenas apontam para páginas com respostas pré programadas e quem nem sempre atendem as necessidades.

Será?

Acontece que esses dias o provedor que hospedava meu email de uso pessoal que eu tinha há 24 anos foi desativado, e com isso tive que sair por aí atualizando todos os sites de compras os quais ainda utilizo para o email novo. O problema é que alguns deles, ao atualizar o email, enviam uma mensagem de confirmação para o email cadastrado para você realizar a troca. No meu caso fica impossível acessar este email, pois ele foi eliminado, mas o mesmo pode acontecer em casos de perda irreversível de senha, email hackeado, entre outros casos em que o acesso ao email anterior é impossível.

Nesses casos, então, como alterar o email? A única saída seria um contato personalizado, mas como fazer isso no ML? Não se desespere! Aqui no Boxixo você vai ver como entrar em contato com o obscuro chat do ML, que no meu caso resolveu o problema em questão de minutos! Vamos lá?

OBS: o passo-a-passo abaixo for realizado em 03/01/2019 usando o Chrome em um PC, nada garante que vai continuar funcionando, ou que vai ser exatamente nessa sequência, após essa data, e pode ser diferente em outras plataformas.

1)- Entre no ML com seu usuário e senha normalmente;

2)- Entre na opção “Meus Dados” (na página principal, coloque o cursor sobre seu nome e clique em Meus Dados);

3)- Na página “Meus Dados” tem a área de “Dados Pessoais”. No lado direito tem um texto que diz “Preciso de ajuda”, clique aí (vai abrir um menu na lateral direita);

4)- Nesse menu lateral, clique em “Corrigir meu CPF”. Esse mesmo menu lateral vai mudar e exibir outro link que diz “Entre em contato conosco”. Clique nele;

5)- Mais uma vez esse menu vai mudar e exibir algumas opções. Uma delas é o tão esperado “Inicie um chat”. Clique nele e finalmente você vai ter um atendimento personalizado no ML! No meu caso fui atendido quase imediatamente, e meu email foi trocado em cerca de 3 minutos. Tenha em mãos uma cópia do seu RG ou CNH digitalizada (scanner, foto, foto do celular, etc), pois você vai precisar.

5.1)- Existe ainda a opção de contato por email ou por telefone, mas não testei nenhuma das duas;

6)- Ao clicar em “Inicie um chat”, outra tela vai abrir onde você pode escolher se quer falar pelo chat do sistema deles ou pelo whatsapp. Eu usei a opção do chat do sistema.

Segue o link direto para a opção do chat:

Chat do Mercado Livre

O que achei mais interessante é que, apesar do caminho seguido sugerir que o chat seria apenas para resolução de problemas relacionados à troca de CPF, aparentemente eles resolvem qualquer assunto, como foi o caso da troca de email.

A pergunta que fica é: como que o ML deixa uma opção tão útil dessas tão escondida dos usuários??

Espero que tenha sido útil. Este link tem a postagem original desse passo-a-passo que achei depois de garimpar muitos sites com informações incorretas e desatualizadas sobre esse assunto.

Esse post foi publicado em Utilidade Pública e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.