Operadoras roubando créditos no 4G (para variar): como resolver

Quem me conhece sabe que tenho o mesmo número de telefone há 17 anos, desde 1999, na época da Global Telecom, que virou Vivo anos depois. O sinal da Vivo de uns tempos para cá, ao menos na região onde moro, sempre foi um lixo, e mesmo depois de muita reclamação nada mudou, portanto EU mudei (além do preço exorbitante da internet deles). Comprei um chip pré pago da TIM, que depois de alguns testes se provou MUITO melhor, tanto em termos de sinal de ligação quanto em valores de internet (ainda mais agora com esses planos de uso por dia). Fiz a portabilidade, e depois de alguns contratempos consegui o mesmo número da Vivo no plano Infinity pré-pago da TIM. Uso muito pouco a rede móvel do celular, até porque hoje em dia quase que tudo que é lugar que você vai tem wifi. Não constumo usar internet em deslocamento (na rua, ônibus, táxi, etc., não tenho esse problema de abstinência virtual), ainda mais em um plano que cobra por dia mesmo que eu use 10K de dados…

Enquanto meu celular era 3G tudo foi uma maravilha. Ocorre que uns meses atrás peguei um celular com 4G, e cerca de 1 mês atrás identifiquei acessos não autorizados à rede móvel, que naturamente cobrados MESMO COM A REDE DE DADOS DESLIGADA. Achei muito estranho os créditos estarem sumindo assim do nada, então hoje resolvi verificar com algum atendente no chat online da TIM. Fiquei tão puto com o atendimento que acabei não tirando print da tela (meu erro), mas a desculpa foi mais ou menos essa:

“Senhor, o acesso inteligente 4G, quando selecionado no aparelho, eventualmente pode fazer conexões de segundo plano sem sua permissão. Para desativar esse recurso você deve acessar as configurações de seu celular e selecionar “automático 2G/3G” ao invés de “3G/4G”.”

1- Que bom que eles avisam!

2- Acesso sem autorização É ROUBO!

Depois de fechar o chat na cara da atendente, que como sempre não ajudou em nada, procurei na internet sobre o caso, e obviamente pipocaram sites com reclamações sobre o mesmo problema. Como eu sou um cara muito gente boa, seguem 2 procedimentos fáceis de realizar no seu aparelho que devem resolver a situação (ainda não confirmei porque mexi hoje nas configurações do meu celular):

1- Crie um perfil de dados “ponto de acesso” na sua lista de APNs com um nome exemplo: “desativar”, configure um APN inválido (pode escrever qualquer coisa no endereço) e selecione esta APN. Quando for usar a internet móvel basta trocar o ponto de acesso para o de sempre (no meu caso, TIM Connect FAST) e ativar o uso de dados normalmente. Há quem diga que com esta solução nem precisa desativar a rede móvel (afinal, é inválida, então não vai debitar os créditos), mas pode reduzir o uso de bateria, entre outros.

OBS: No meu aparelho (BLU Vivo Air LTE com Android 5.0.2 (Lollipop)), a lista de APNs fica em Configurar/(redes sem fio e outras)Mais/Redes Celulares/Nomes dos Pontos de Acesso. Nesta tela clique em “+” e digite as informações inválidas. Na tela APNs, apenas selecione a rede inválida e pronto. Para voltar à rede correta quando for usar a rede móvel, basta selecionar a normal nesta mesma tela.

2- Outra opção é entrar em dados móveis e mudar de rede 3g-4g automático para rede 2g-3g automático. Quando quiser usar os dados móveis é só voltar lá e mudar novamente para 4G, já que aparentemente apenas a rede 4G tem esse problema.

OBS: No meu aparelho, essa opção fica em Configurar/(redes sem fio e outras)Mais/Redes Celulares/Tipo de Rede Preferencial. Nele aparece “2G/3G/4G”, “2G/3G”, “3G” e “2G”. Coloquei em “2G/3G”.

Segue o link do forum onde obtive as informações: Cobrança de acesso à internet móvel mesmo sem solicitação do Usuário.

Pode ser que apenas uma das duas soluções acima já seja suficiente, ou não, mas postarei atualizações assim que confirmar ou não a solução do problema.

Espero ter ajudado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Tira o Tubo!, Utilidade Pública e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s