Voto nulo NÃO anula eleições – guia definitivo

Voto nulo não anula eleiçõesJá faz algum tempo que circulam na rede algumas informações inverídicas e boatos a respeito do voto nulo e seu suposto poder de anular as eleições, obrigando a modificar os candidatos caso os votos nulos ultrapassem 50% do eleitorado.

Esta informaçõao é MENTIRA, e para resolver essa questão de uma vez por todas, coloco aqui dois links sobre o assunto; um direto do TSE e outro do Terra que faz também referência ao pronunciamento de um ex-ministro do TSE. As notícias são antigas, mas como o código eleitoral não muda muito desde 1965, as declarações continuam verdadeiras:

Voto nulo e novas eleições

“(…)É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.(…)”

Voto nulo não invalida eleição, diz presidente do TSE

“(…)O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, acabou com um mito que circula há meses na Internet: o de que as eleições para deputados federais ou estaduais seriam anuladas no caso de mais da metade dos votos serem nulos.

(…)Marco Aurélio esclarece a Constituição: “a Carta manda que o eleito para presidente tenha pelo menos 50% mais um dos votos válidos. Estão excluídos desse cálculo os brancos e os nulos.(…)”

Logo, podemos concluir, de uma vez por todas, que se apenas 3 eleitores votarem em algum candidato válido, de um grupo tão grande como um estado inteiro (tendo todos os outros votado nulo), e destes 3 um deles escolher o candidato “A” e os outros dois escolherem o candidato “B”, será eleito por maioria absoluta o candidato “B” por ter conquistado 66,66% dos votos válidos.

Fui claro?

Se votar mudasse algo

Anúncios
Esse post foi publicado em Utilidade Pública e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.