Tutorial de como remover o famigerado GBPlugin do BB

Logo BBCom o advento dos sistemas operacionais Android/IOS e os smartphones cada vez mais “smart”, muita coisa que era feita exclusivamente em desktops ou notebooks está passando a ser feita nos celulares, como Facebook, email, etc. Hoje em dia, se pensar exclusivamente nos serviços “simples” para uma pessoa comum, praticamente não há mais a necessidade de ter um notebook ou desktop em casa, pois um simples celular de R$200 e uma conta 3G meia boca dão conta do recado.

Com isso, é claro, vêm os aplicativos de Internet Banking para celular, que substituem com louvor as páginas dos bancos, e com isso (aí que eu queria chegar) os MALDITOS plugins e traquitanas que os bancos insistem em instalar nas máquinas dos usuários para acessar seus sistemas. Aquilo são VÍRUS, rootkits enraizados no seu Windows que acabam com a performance da sua máquina, trava seu(s) navegador(es) e supostamente podem até roubar dados de seu computador, visto que para usa-los você tem que permitir a instalação do programa que descaradamente “deseja acessar a transmissão de seus dados” sob o pretexto de segurança. Alguns bancos que utilizam essa tecnologia são o banco do Brasil e a Caixa.

Enfim, qual é a ideia? Migrar definitivamente para a plataforma móvel e deixar de utilizar estas porcarias, permitindo a desinstalação dos vírus plugins. Pois bem, todo mundo sabe o verdadeiro INFERNO que é desinstalar essas aplicações devido à forma como eles se apoderam do seu computador, mas aqui vai um tutorial maneiro de como fazer isso SEM PRECISAR de disco de inicialização de outros SOs e sem perder horas baixando programas extras.

Tudo que você vai precisar é do Scupper, um pequeno executável, e do CCleaner para limpar seu registro depois da remoção.

– Executar o Scupper via CMD e clicar em Selecionar;
– Indicar a pasta do GBPlugin (normalmente C:\Arquivos de Programa\GBPlugin);
– Selecionar todos os arquivos possíveis e clicar em Desativar Selecionados. Confirmar a
desativação;
– Após a confirmação, o sistema vai pedir para reiniciar o computador. Depois, a tela do Scupper deve aparecer após o reinício da estação, até que todos os arquivos da pasta GBPlugin sejam desativados. A quantidade e o nome dos arquivos pode variar dependendo da versão do GBPlugin instalada no PC;
– Após a desativação dos primeiros arquivos e o reinício da estação, algumas mensagens podem aparecer várias vezes, antes e após o login, informando “imagem inválida”. Dê OK em todas elas para continuar o procedimento. ATENÇÃO: Após esse passo, o PC pode perder a conexão com a rede.
– Acesse o Gerenciador de Dispositivos após a inibição do GBPlugin pelo Scupper e DESATIVE todos os adaptadores de rede com a descrição “GAS Tecnologia” (provavelmente eles vão estar marcados com uma exclamação amarela). Deixe somente as portas físicas do equipamento.
– Acesse as Propriedades da Conexão de Rede e desinstale o dispositivo GAS Tecnologia Filter Driver. Isso vai remover o dispositivo de todos os adaptadores e por isso só precisa ser feito uma vez.
– Renomeie e/ou exclua a pasta GBPlugin. Este procedimento confirma que nenhum arquivo da pasta do GBPlugin está mais em uso por processos do Windows, ou seja, problema resolvido!

– Com o CCleaner, use-o para varrer o registro da máquina. As entradas para o diretório GBPlugin devem ser excluídas. Em caso de dúvida, selecione apenas as entradas para o diretório do GBPlugin e solicite a correção dos erros selecionados.
– Para completar, acesse a aba de Complementos/Extensões/Plugins do seu navegador e remova definitivamente o Banco do Brasil, que agora deve estar desativado.

É claro, a remoção vai impedir que você continue utilizando o Internet Banking de qualquer banco que use a GAS Tecnologia/GBPlugin, mas a ideia é exatamente essa, eliminar esse acesso do desktop/notebook e passar a utilizar apenas o smartphone. Com isso, seu navegador vai ficar muito mais rápido e sem aquelas travadas corriqueiras por causa de algo que você raramente utiliza.

Este tutorial foi “chupado” quase na íntegra desta página do Technet da Microsoft, que possui ainda algumas imagens para deixar o tutorial mais claro para os novatos.

Espero ter ajudado.

EDIT

O Scupper funciona apenas até o Windows XP; em sistemas operacionais mais novos, como o 7, o Vista ou o 8, é provável que ele não funcione (dá uma mensagem de Acesso Negado e não remove os arquivos). Além disso, o próprio GBPlugin é diferente para estes SOs.

Nesses casos, para remover esta merda praga do seu PC, acredito que não tenha outro jeito que não utilizar um CD/DVD de boot, seja do Linux ou do próprio Windows (modo de restauração ou reparação com prompt de comando) e remover manualmente os seguintes arquivos:

– Diretório do GBPlugin (explicado acima) com todos os arquivos de dentro;
– C:\Windows\System32\Drivers\gbpkm.sys
– Outros arquivos que comecem com “gbp”, como entradas no diretório “Users” e/ou system32/drivers.

Depois de removidos estes arquivos e reiniciada a máquina, é bom também desativar os hardwares de rede que apareçam no Gerenciador de Dispositivos como “GAS Tecnologia” (precisa mandar listar todos os dispositivos), e depois ainda remover o “GAS Tecnologia Filter Driver” de um dos adaptadores de rede (ele remove de todos) para limpar de vez esse lixo.

Depois, é claro, é bom executar o Regedit e tentar remover as chaves de registro que sobraram, ou utilizando ferramentas como o AutoRuns ou o próprio CCleaner. Ufa!

Anúncios
Esse post foi publicado em Utilidade Pública e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Tutorial de como remover o famigerado GBPlugin do BB

  1. Mauro disse:

    Para baixar o Scupper vc está direcionando para o Superdownload, que instalará contra a sua vontade outra praga, o Baidu, sem checkbox alguma para vc desmarcar para não instalar. Ele te engana inclusive quando vc opta por não usar o instalador. Vai usar de qualquer maneira. Removi o GBPlugin usando pen drive bootavel com ubuntu, deletando pastas e drivers pelo ubuntu, desmarcando o Gas Tecnologia Mini Port Driver e por fim limpando manualmente o registro do windows e usando o CCleaner. Só que quando reinicio o note ele ainda tenta reinstalar um “hardware” do Gas Gas Tecnologia Mini Port Driver. Dou “cancelar” e vou convivendo, pois o Note está com a velocidade normalizada. Consultando: Meu computador -> Propriedades -> Hardware -> Gerenciador de Dispositivos -> Adaptadores e Rede pode-se notar um “Dispositivo Desconhecido” que assim ficou por causa da citada ação “cancelar”. O Win XT não deixa deletar o dispositivo (o que era de se esperar afinal trata-se de uma praga).
    Se tiver uma dica para este último resquício te agradeço.
    Abraços.

    • Gabera disse:

      A limpeza via outro SO também é válida, mas neste post quis dar uma alternativa que não envolvesse utilizar essa estratégia (e consequentemente conhecimentos adicionais), ou seja, usando apenas o windows instalado. Outra alternativa, obviamente, é usar o disco de instalação do próprio windows, abrir um prompt de comando e excluir os arquivos manualmente.

      Em outra época eu consegui eliminar o GBVirus completamente, inclusive os “miniport drivers”; na época segui outro tutorial, mas não lembro muito bem como foi. Se não me engano envolvia entrar em todos os adaptadores e protocolos “válidos” (que você quer que permaneçam na máquina) e desselecionar o tal Filter Driver; depois de desmarcar todos, o que na prática significa desanexar o dito cujo de qualquer interface, aí sim o sistema deixava exclui-lo.

      Quanto ao Scupper, eu baixei e instalei sem nenhum dos programas de antivirus e antimalware que eu tenho reclamarem de nada.

      Agradeço a colaboração.

  2. Marcela Molina disse:

    Amigo, muito obrigada!!! Tentei de tudo , faz dias que vejo ,uitos tutoriais mas só o seu fez o milagre de excluir a bendita pasta gbplugin! Vou limpar o registro como vc aconselhou, e ver se meu pc velhinho corre nelhior agora. Valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s