“O processo android.process.acore parou” e outros erros do Android

android logoDesde o final de 2013 tenho um celular Blu Life Play com Android 4.2.1, que funcionava 100% até meados de Março deste ano (2014), quando começou a dar uns problemas inexplicáveis e sem solução até então. Pesquisando arduamente no google segui diversos tutoriais, inclusive alguns recomendavam instalar flash, mods, custom roms, entrar em modo de segurança, entre outros (procedimentos estes que acabei não fazendo por serem de grande impacto), mas nada de o problema desaparecer.

Enfim, seguem algumas mensagens de erro e comportamentos que o celular apresentava:

– Mensagens como “O processo android.process.acore / android.process.media / system / parou” repetidas vezes após ligar o aparelho e durante o uso do dia-a-dia;

– Outras mensagens como “O Google+ parou”, “O Hangouts parou”, entre outros aplicativos diversos;

– Wifi não ativava (ficava na tela do wifi dizendo “ativando wifi” mas não saía daí);

– Problemas com downloads no Play Store (a mensagem “google play store 492 error” aparecia com frequência);

– Ainda na Google Play Store, aparecia “Sem conexão” eventualmente;

Percebi que tudo isso começou a acontecer quando o aparelho reclamou que eu estava sem memória. Ora, o Life Play tem 4G de memória interna e coloquei ainda um cartão de 8G, configurado para instalar as aplicações no cartão, então fiquei imaginando como estava sem memória. Ocorre que ele tem apenas 1G de RAM (contra 2G do Samsung S3, por exemplo), e é aí que mora o perigo. Os aplicativos, mesmo instalados no cartão externo, acabam ocupando um pouco desta memória, que é onde também reside o sistema operacional, e a não ser que você tenha seu celular rooteado, que consiste em diversos procedimentos de instalação de aplicativos de terceiros para liberar o acesso às pastas do sistema, você não consegue mexer muito nessa memória RAM, e ela acaba “enchendo” eventualmente.

Também percebi que o problema começou a ocorrer porque um aplicativo específico, o Pansi SMS, estava ocupando pouco mais de 230M de memória (foi aí que o problema de falta de memória apareceu), mas como fiquei com medo de perder meus SMSs se eu apagasse esse aplicativo ou o cache dele, deixei ele lá…

Alguns dos procedimentos que adotei, sem sucesso:

– Limpar o cache do “Estrutura de Serviços da Google ( Google Services Framework )” fazia o wifi voltar a funcionar, apesar de ocorrerem diversos erros de “O processo android.process.acore parou” depois. Ao entrar em stand by e voltar, travava de novo;

– Limpar o cache do Google Play Store/Services fazia o erro do “Sem conexão” na loja do Google Play desaparecer (porém permanecia o erro 492);

– Alguns tutorias mandavam remover o hotmail / whatsapp / facebook do sistema. OK, nunca tive o Hotmail instalado, eu já havia removido o Whatsapp (migrei para o Viber) e parei de usar o app do face (prefiro usar a página mesmo);

– Outros tutoriais explicavam que podia ser problema de sincronização de contas. OK, removi minha conta do GMail (perdi meus contatos no aparelho), mas para usar o Google Play tem que reativar a conta, então o erro voltava a acontecer;

– Alguns ainda mandavam dar um tal de “Reboot into recovery and wipe cache and wipe Dalvik – Cache”, mas meu aparelho não é rooteado e não faço ideia de como fazer isso (se é que é possível);

– Li também que o problema poderia ser devido ao cartão SD zoado. OK, reiniciei sem o cartão e nada. Formatei o cartão e nada. Usei OUTRO cartão zerado e nada.

Bem no fim, o que resolveu definitivamente o problema foi:

– Fazer backup de TODAS as pastas da memória interna do aparelho (principalmente fotos, vídeos e pastas personalizadas);

– Fazer backup das mensagens SMS (eu usei o “SMS Backup & Restore”, que gera um XML de seus SMSs para posterior restauração);

– Desligar o celular e reinicia-lo SEM os chips das operadoras e SEM o cartão de memória;

– Acessar “Opções do Sistema” -> “Fazer backup e redefinir” -> “Configuração Original”. Confirmar as mensagens e esperar o aparelho reiniciar (o procedimento é bem rápido).

– Após o reboot, você vai perceber que as mensagens desapareceram. Desligue de novo o aparelho e recoloque todos os chips e o cartão SD. Ligue o aparelho, reinstale seus aplicativos e restaure o backup das mensagens.

– Pronto!

Eu ainda acho que se eu tivesse desinstalado apenas o Pansi, ou apenas limpado o cache dele, o problema poderia ter sido resolvido sem tanto impacto, então provavelmente a origem de todos esses problemas, bem no fim, seja somente falta de espaço na memória RAM, mesmo que o aparelho diga que tem 200M ou mais sobrando. Mas, como não testei antes, pode ser que a reinstalação de fábrica limpou algum arquivo do sistema corrompido e resolveu o problema. Ou talvez os dois.

Fiz esse post para tentar ajudar quem está com esses problemas, e pelo que vi não é pouca gente. Espero ter sido útil.

Esse post foi publicado em Fixos, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para “O processo android.process.acore parou” e outros erros do Android

  1. Bibi disse:

    obrigado pela dica, comigo funcionou muito bem

  2. Mary disse:

    Muito obrigada pela ajuda.. não sabia mais o que fazer…

  3. elieny disse:

    como faço pra deletar o pasi??

  4. Giovani Carvalho disse:

    valeu pela dica creio que vai salvar meu celular

  5. Renata P. Silva disse:

    Deu certo amigão… Parabéns.
    Vou postar no meu blog e vou dar os creditos para ti (É claro).
    Vlw pela força.

  6. Maria Cecília disse:

    Muito útil com certeza!

  7. dinho santos disse:

    parabéns mais parabéns mesmo não sabia mais oq fazer com o tablete da minha filha MUITO OBRIGADO

  8. Daniel disse:

    Opa!
    No meu S4mini estava tendo um problema com essa mensagem: “android.process.media”.
    Fiz o seu procedimento e resolveu, mas voltou!

    Se de repente souber de mais alguma coisa a fazer agradeço!
    Mesmo assim, valeu!! 🙂

    • Gabera disse:

      Provavelmente o motivo para ter voltado é que a memória estourou de novo. Normalmente, em aparelhos com pouca memória interna (não sei se é o caso), esse problema é mais recorrente, e aí o único jeito é instalar menos aplicativos, e é claro instalar os que forem importantes no cartão externo.

      • Daniel disse:

        Hummm…
        Então!
        Ainda tenho 2Gb de memória disponível!
        Valeu!

      • Gabera disse:

        Então, pode ser que esses 2G que você tem disponíveis sejam referentes à memória do cartão externo ou à memória interna de armazenamento do dispositivo. Existe ainda um terceiro tipo de memória, que é onde fica o sistema android e diversos arquivos de aplicativos que você instala, e normalmente é essa memória que fica cheia. No meu caso, só agora, bem depois de atualizar o android para o 4.4.2 (kitkat) e instalar diversos aplicativos, meu aparelho eventualmente reclama de falta de memória quando tento instalar novos aplicativos (mas não dá os erros apontados nesse post), aí para resolver eu limpo os dados de aplicativos existentes, especialmente o facebook e aplicativos relacionados ao sistema android.

  9. Carol disse:

    MUITO GRATA!
    Foi bastante util sua postagem, agradeço por compartilhar sua experiencia
    o motivo da minha buscar foi por passar pelo mesmo problema com meu Sony Xperia E1

  10. Estou passando pelos mesmos problemaas no moto g,porém o cel ele n da hard reset e nem consigo redefinir modo de fabrica pq ficam uma msg atras da outra aparecendo e toda opção q coloco n valida,tb ele n reconhece no pc nao abre pasta alguma..alguem saberia me expllicar o que fazer por favor ??

  11. HHH disse:

    DEI WIP NO CACHE NORMAL E NO SD E RESOLVEU !!!!

  12. lucas teixeira disse:

    no meeu s3 mini GT-I8190L nao funcionou, fiz tudo iisso e quando liguei de novo apareceu novamente…impedindo ate de usar o whatsapp..se puder me ajudar…eu agradeceria

    • Gabera disse:

      Tem que ver a quantidade de memória RAM que tem no teu aparelho, o meu é um Blu Life Play com 1G e mesmo assim está faltando espaço (quero ver se esse ano ainda pego um com 2G), aparelhos com menos de 1G costumam ter problemas de espaço após a instalação e uso de aplicativos mais “pesados” como é o caso do Whats e do Facebook. Talvez a versão do Android também influencie, se puder atualizar para uma mais nova, eu recomendo.

  13. Kamilly disse:

    Como eu faço o backup das fotos e etc?

    • Gabera disse:

      Existem aplicativos específicos para backup (procure por “backup” na Play Store), você pode tentar instala-los antes de formatar seu aparelho. Se forem apenas as fotos, se não me engano você pode tentar sincronizar seu aparelho com o Google Fotos, ele envia automaticamente todas as mídias para a nuvem e você não perde nada em caso de formatação acidental, roubo ou extravio (inclusive há relatos de pessoas que recuperaram o aparelho devido a esse tipo de aplicativo após um roubo).

  14. Edih disse:

    Não consegui achar as opções de “Opções do Sistema” -> “Fazer backup e redefinir” -> “Configuração Original”. Poderia me dizer como achar?
    Meu celular é um LG-E615f

  15. mauricio disse:

    Muito obrigado fundamental sua dica !! valeu

  16. jaciel Carlos disse:

    No meu não deu certo, ta dando “O processo android.process.acore parou” e quando vou fazer uma ligação não pega sai logo, e assim mesmo quando recebo uma ligação quando vou atender da; RADIO DESATIVADO, e se desliga… Modelo do celular: Alcatel One touche pop c3 4033E

  17. Antonio disse:

    meu Moto E começou com isso, comecei fazendo os processos mais básicos, como redefinir preferencias, depois, um reset nas configurações, durou 1 dia e voltou o erro “android.process.acore”, hj pela manhã fiz um hard reset, apaguei tudo, até os riscos q tinha na capa do celular (brinks), logo q ligou a primeira vez, já deu o erro, isso tudo sem cartão SD e sem Chip, agora, um novo reset do sistema e enquanto escrevo esta msg, o celular reinicia… e…

    o mesmo maldito erro

    • Gabera disse:

      Então, no meu caso era falta de memória RAM interna no aparelho, visto que, apesar de dizer que tinha 4G, era apenas 1G de RAM interno, que enche com facilidade. Atualmente tenho um BLU Vivo Air LTE, que tem 16G de RAM (não tem entrada para SD) e Android 5.0.2, e nunca mais tive esse problema, mesmo usando Whatsapp, Facebook (Lite, é claro) e outros. Se eu fosse você (e tivesse condições para isso), pegava um celular que tenha pelo menos 4G de memória interna e sem slot para SD, é praticamente garantido que você nunca mais vai ver esse tipo de mensagem.

  18. Luara disse:

    Meu google maps parou de funcionar… Ele até traça a rota, porem se perde e não orienta mais por voz.
    Por favor, se souberem como resolver o problema… Já atualizei, instalei waze, mas nada funciona.
    Att
    Grata

  19. Rafael disse:

    Valeu pela ajuda, espero que o problema seja só falta de memória!

Deixe um comentário

