A páscoa está chegando! 3

Complementando o post A páscoa está chegando 2, no qual critico a diferença dos preços entre o ovo e a barra do mesmo chocolate, saiu agora uma matéria na Gazeta sobre a carga tributária que incide sobre os produtos dessa época do ano:

Consumidor paga até 55% em tributos em produto de Páscoa

Consumidores que comprarem itens de Páscoa darão uma significativa contribuição aos cofres públicos.
(…)
A maior incidência se dá no vinho, que carrega 54,73% de carga tributária no preço ao cliente. O peso da tributação nos ovos de chocolate e na colomba pascoal é de quase 40%.
(…)
A associação de consumidores Proteste (…) sugere que a troca do ovo de Páscoa por caixas de bombom e tabletes de chocolate podem trazer uma redução de até 84% nos gastos durante o período.

Enfim, todo mundo sabe que a carga tributária sobre os produtos é enorme aqui no Brasil, seja lá qual for e quando for… mas uma coisa que não muda é que o chocolate já tem sua carga tributária durante todo o ano. OK, pode até aumentar ainda mais nessa época, mas continua não se justificando a diferença absurda entre o ovo e a barra do MESMO chocolate, mesmo que tenha gente que acha que a diferença se justifica pondo a culpa no governo (como sempre fazem os especuladores).

Como já comentei no outro post, nada impede que você encha seu carrinho de ovos de páscoa… a intenção deste blog e do autor, assim como das entidades de defesa do consumidor, é de alertar para disparates como esses e tentar desenvolver um senso crítico nos leitores, afinal “só não se revolta quem não pensa” (by Josu Repelente).

EDIT 05/04

Apenas para não gerar mais um post sobre o assunto, saiu agora outra reportagem a respeito da diferença de preços entre os ovos de páscoa e barras de chocolate:

Barra e bombom tomam espaço do ovo de Páscoa

(…)
Depois de reinarem absolutos, neste ano eles dividem a preferência dos consumidores com alternativas mais baratas, como as caixas de bombons e as barras de chocolate.

O motivo da substituição, asseguram os consumidores, é o preço elevado dos ovos de chocolate na comparação com outras modalidades. Enquanto um ovo da Nestlé de 750 gramas custa, em média, R$ 50, duas caixa de bombons da mesma marca e com peso superior saem por aproximadamente R$ 10.

Recentemente, um protesto nas mídias sociais questionava a grande diferença de preço entre um ovo e uma barra de chocolate. A variação de preço entre um e outro chegou a 400%, segundo mostrou a Gazeta do Povo em 21 de março. Em uma enquete feita para a reportagem, 92% dos consumidores se diziam dispostos a substituir os ovos de chocolate por barras e caixas de bombons.
(…)

Depois de toda essa repercussão na mídia, vamos ver o que vai acontecer com a indústria no ano que vem (já que para esse ano não dá mais tempo), já que finalmente estamos (nós consumidores) entrando em uma fase de crítica ao que nos é empurrado goela abaixo, e não apenas de conformismo, e com isso sem dúvida as vendas de produtos com preços absurdos, como é o caso do ovo de chocolate, tendem a despencar. A desculpinha esfarrapada do imposto e da “fita e embalagem” já não cola mais, para nooooooossa alegria.

Esse post foi publicado em Tira o Tubo!, Utilidade Pública e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.