A páscoa está chegando! 2

Esses dias publiquei esse post em que se questionava o preço da barra de chocolate Lacta ao Leite contra o ovo de páscoa do mesmo produto (uma diferença de 576% entre eles). A imagem era de um outro post que vi no Face do meu amigo Eduardo, que provavelmente deve ter visto em outro lugar. Fato é que a imprensa já tomou conhecimento da campanha e acaba de publicar uma matéria a respeito:

Da barra ao ovo, preço do chocolate é multiplicado por 5

Abaixo alguns trechos da notícia e as partes em destaque:

Um “protesto” nas redes sociais tem chamado a atenção para um fato que há tempo surpreende os consumidores: por que é tão grande a diferença entre os preços da barra de chocolate e do ovo de Páscoa?

É o caso do Lacta Laka: sua barra de 170 gramas custa nas lojas e supermercados R$ 3,99, o equivalente a R$ 23,47 por quilo, ao passo que o ovo de 196 gramas sai por R$ 21,99 (ou R$ 112,19 o quilo).

Uma enquete realizada ontem no site da Gazeta do Povo mostra que 92% dos leitores não se importariam em presentear alguém ou receber uma barra de chocolate.

(…) Ele já avisou a esposa que neste ano quer apenas barras de chocolate, porque, segundo ele, o preço do ovo está muito alto. Mas, quando o assunto é criança, a opinião muda. “Tenho uma sobrinha pequena e é difícil para ela entender que a barra é mais barata que o ovo. Mas para adulto vai ser caixa de bombom ou barra. Não é questão de ser pão-duro, é questão de dar valor ao nosso dinheiro. Esses ovos estão sendo vendidos a preço de ouro”, reclama.

(…) a Páscoa pode ser uma oportunidade de diálogo entre pais e filhos sobre a relação de consumo. A simbologia da Páscoa não justificaria uma diferença tão grande entre os preços, mesmo sabendo que há tecnologias diferentes no processo de fabricação dos dois produtos. Em vez de os pais sucumbirem à simbologia, por que não ensinar às crianças que elas podem ganhar mais chocolate com o mesmo preço?

Entretanto, nem toda fábrica de chocolate tem diferenças tão grandes entre as barras e os ovos. A Casa de Chocolates Schimmelpfeng, especializada em chocolates artesanais finos, produz um ovo de 300 gramas por R$ 36 e uma barra de 350 gramas por R$ 35.

Uma das explicações da indústria para a diferença de preço entre os ovos e as barras de chocolate é o processo de fabricação. De acordo com Rommel Barion, diretor-geral da Barion, fábrica de chocolate localizada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o ovo tem diferenças importantes, como a embalagem e a fita, que o encarecem.

Segue abaixo o gráfico publicado na matéria contendo as diferenças mais gritantes entre o preço do chocolate em barra e o ovo:

Alguns comentários sobre o que foi colocado na matéria:

– Finalmente o povo está aprendendo a BOICOTAR produtos que estejam com preço absurdamente acima da realidade, independente do que as fábricas aleguem.;
– Muito bom o comentário do entrevistado, que não se trata de ser “pão-duro” mas sim de dar valor ao dinheiro (venho dizendo isso há décadas);
– Não vejo diferença alguma entre a barra e o ovo, afinal o produto em si é O MESMO e a finalidade também, independente do que a indústria alegue para justificar uma diferença tão pornográfica dos preços;
– Quanto às crianças, ótimo comentário da coordenadora do Procon, que esta é uma grande oportunidade das famílias conversarem sobre o valor do dinheiro com os pequenos (coisa meio rara hoje em dia);
– Olha a explicação do diretor da Barion: embalagem e fita… peraí, devo estar ficando louco… 400% de diferença e a culpa é da embalagem e da fita?? A barra não tem embalagem então? A fita custa 3 vezes mais que o produto? Tem alguém falando muita m**** nessa história, e não sou eu.
– Quanto à Schimmelpfeng, não se trata da diferença do preço entre as duas modalidades, é que a barra é que já está cara mesmo. Mas isso mostra que é possível fabricar um ovo de chocolate ao mesmo preço da barra, mesmo tendo “embalagem e fita, que encarecem o produto”;

Enfim, mais uma vez exalto as campanhas nas redes sociais quanto ao boicote desse tipo de produto. Quem sabe se NINGUÉM comprasse mais ovos de páscoa devido à essa diferença ridícula e absurda nos preços, aí talvez os valores viessem para a realidade. O mesmo vale para qualquer produto: a linha Apple (onde os produtos passam fácil de R$ 2000 e ainda assim tem fila na porta das lojas), carros 0Km, imóveis, enfim, tudo que acaba criando o tal “Custo Brasil”, que basicamente é a linha de raciocínio na qual os produtores e vendedores pensam “por que vou baixar meu preço se tem muita gente idiota que compra?” A história de que o imposto é o maior vilão da história já não cola mais. Faz parte, mas não é o vilão. O vilão é a ganância. Lucro a qualquer preço. Isso que tem que ser eliminado do Brasil.

* Diamante Negro: nunca um nome fez tanto juz ao produto: vendido a preço de diamante…

Esse post foi publicado em Tira o Tubo!, Utilidade Pública. Bookmark o link permanente.

3 respostas para A páscoa está chegando! 2

  1. marcos moraes disse:

    Quem tá falando merda é vc sim.

    Primeiro, porque ninguém compra o grama de chocolate, mas ovo de pascoa com tudo que ele carrega de simbolismo. Vc pode comprar um gol ou um audi, pois ambos fazem a mesma coisa, só que de formas diferentes e estas diferenças tem um preço.

    Segundo, porque a embalagem de um é completamente diferente da embalagem de outro, tanto no material quanto na forma de embalar e manuseio. Vc pode comprar uma calça Levis por 120 reais o uma jeans qualquer por 40. Irão aquece-lo de mesmo jeito!

    Terceiro porque compra quem quer ou pode; ninguém é obrigado.

    Quarto e mais importante, a carga tributária que enfia a mão em data marcadas, como a pascoa. Um ovo tem 39% de impostos no preço.

    Se vc quer discutir e reprovar a sociedade de consumo é direito seu, mas não use os mesmos argumentos que vc acusa, para fazer valer a sua posição: mentira e desinformação.

    MAM

    • Gabera disse:

      Sugiro que leia um pouco mais a respeito e também poste as fontes de seus dados (até porque eu coloquei as fontes dos meus). Não estou inventando nada, apenas repassando o que foi amplamente divulgado na mídia e fazendo meus comentários a respeito. Em momento algum digo que meus comentários são verdade absoluta, pelo contrário, por serem comentários pessoais de alguém de fora do mercado (sou consumidor, diferente de você, que parece ser o diretor da Barion, pelo fervor que defende essa diferença de preço absurda).

      Quanto às suas comparações (gol/audi, calça Levis/jeans qualquer), repare que você está usando bases completamente diferentes, comparando marcas, modelos, produtos e processos de fabricação, misturando tudo em um balaio só, o que por si só já invalida o argumento. Óbvio que um audi vai custar mais caro que um gol (não vou explicar aqui o porquê, se quiser vá pesquisar). O que está sendo comparado no post são produtos IGUAIS (mesmo chocolate, mesma fábrica, mesma matéria-prima), com preços absurdamente diferentes. OK, claro que há diferença no processo, mas será que justifica essa diferença toda? É isso que trata o post. Veja que os gráficos comparativos não fui eu quem fez (está bem claro no post, se você não viu).

      Quanto ao simbolismo, é exatamente esse o assunto que trata a coordenadora do Procon citada na matéria, sugiro que dê uma olhada para ver que se alguém está falando merda não sou só eu.

      Você tem todo o direito de encher seu carrinho com ovos de páscoa, mesmo sabendo que vai comprar 1/5 a menos do mesmo PRODUTO que se comprasse em barras. O dinheiro é seu. Mas esse mesmo direito que você tem de jogar seu dinheiro fora é também o meu de fazer valer minhas horas de trabalho, e também de dar minha opinião a respeito aqui no blog.

  2. Pingback: A páscoa está chegando! 3 | Blog do Boxixo

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