Carro movido a… ar?

Era para eu ter colocado as fotos e os vídeos da pescaria em Itaquiraí ontem, mas devido a problemas particulares vou ver se consigo colocar hoje.

Enquanto isso, olhem o que recebi hoje por email em pps:

Carro movido a ar comprimido


– No carro movido a Ar Comprimido, sabe o que sai do “escapamento”? Apenas Ar!

– Pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um miojo (3 minutos) com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? Não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.

Reduz os custos da produção de veículos em 20% por não ser necessário a instalação de um tanque de combustível, sistema de refrigeração e silenciadores.

– Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000 Km.

– A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0°C e –20°C, permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.

– O “tanque de combustível”, um cilindro, é feito de fibra de carbono, e como o ar não é inflamável, não tem perigo de explodir.

Por que será que projetos como este poucas pessoas ficam sabendo, será que existe uma máfia que dificultam projetos como estes a virar uma realidade?

Comentários: Tirando o fato que os modelos apresentados ali em cima pra mim são um tanto esquisitos (parecem um pouco com esses novos “carros conceito” que acho extremamente feios), a ideia em si é excelente. Porém, a última frase ali em cima tem uma resposta mais do que óbvia… já pensaram daqui a pouco algum maluco resolve botar essa coisa em larga escala e a máfia mundial dos combustíveis parar de arrecadar? Já pensaram os xeiques árabes, podres de ricos e com petróleo ainda sobrando (porque não acredito que vá acabar ainda enquanto eu estiver vivo) começarem a sentir no bolso porque algum visionário resolveu trocar o rico e poluidor petróleo por veículos movidos a ar? Sinceramente, não vejo isso acontecendo em curto prazo… mas fica a curiosidade.

Segue uma das fontes: http://www.arcombustivel.com/2007/05/carro-movido-ar-comprimido-chega-ao.html (notar o ano do post: 2007)

* Claro que ainda teria que ver a questão da potência do motor, que acredito que jamais chegaria sequer ao equivalente a um carro 1.6… mas na questão sustentabilidade a nota é 10.

Anúncios
Esse post foi publicado em Utilidade Pública. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s